O show realizado por Jimi Hendrix no dia 18 de junho de 1967 no Monterey Pop Festival, não só marcou o início da consagração em seu país natal, após ter estourado em sua cidade adotiva, Londres, como se tornou um dos grandes momentos da história do rock.

Afinal de contas, ninguém até então havia tocado guitarra e cantado de forma tão visceral, tão descompromissada e ao mesmo tempo tão técnica e criativa como aquele nativo de Seattle. Acompanhado pela segura cozinha rítmica formada por Mitch Mitchell (bateria) e Noel Redding (baixo), Hendrix deixou a platéia presente extasiada.

Esse momento mágico volta agora ao mercado em DVD remasterizado, com o título The Jimi Hendrix Experience Live At Monterey-The Definitive Edition. Podem acreditar, é um disco indispensável para roqueiros de todas as idades. Em todos os sentidos.

Apresentado em forma de documentário, mas com a opção de ser conferido só em sua parte musical, Live At Monterey conta com depoimentos dos músicos que acompanharam Jimi, de empresários, outros músicos e produtores do festival, e permite ao espectador se situar em relação à importância do evento e em tudo que rolou em torno do mesmo.

Hendrix parece ingênuo, mascando chiclete o tempo todo, como se tocar tudo o que tocava fosse algo fácil. Os closes, a edição de imagens, a qualidade de som, tudo joga a favor de podermos considerar este como um dos melhores DVDs de rock jamais lançados.

Só a performances do músico em Wild Thing, quando, além de tocar muito, o cara ainda bota fogo na guitarra, já vale a aquisição do produto. De quebra, temos nos extras imagens inéditas do Jimi Hendrix Experience tocando na íntegra duas músicas (Stone Free e Like a Rolling Stone) em fevereiro daquele mesmo ano, em um pequeno clube britânico.

Jimi Hendrix toca Wild Thing em Monterey, 1967

[youtube]m-aoaXNYI0c&rel=1[/youtube]